Equipa filolológica foto

 

José Carlos Maciel Pires de Lima

 

Sou Professor por vocação. Licenciei-me em Ensino do Curso de Humanidades pela Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Filosofia de Braga, em 1997, mas comecei a leccionar na Escola E.B. 2.3. António Feijó, Ponte de Lima, ainda estudante na mesma Faculdade, aquando da frequência do segundo ano. Estagiei na Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo, e no presente ano lectivo, 2005/2006, encontro-me a exercer a actividade docente na Escola Secundária e Pluricurricular de Santa Maria Maior, também em Viana do Castelo.
Sou relativamente novo, um trintão, não muito gasto pelo tempo. Cronos tem tido a gentileza de não castigar muito os meus anos de vida com a sua mão implacável..
Quando Criança, adorava brincar na freguesia que me viu nascer, outrora rural, com os seus caminhos estreitos em terra batida a cheirar a excremento de gado e sulcados pelos carros de bois, agora, orgulhosamente citadina, mas trajada e filigranada de ruralidade, embora os velhos e gastos caminhos sejam avenidas, ruas, travessas… e os carros de bois sejam memórias do passado.
Frequentei o Ensino Primário numa Escola pré-fabricada, em madeira e com telhado de zinco, mas orgulhosamente chamada de 25 de Abril. Terminada a quarta classe, ingressei no Ensino Preparatório na antiga Escola Dr. Pedro Barbosa. Lá frequentei o 5.º ano, pois, logo no ano seguinte, continuei o meu percurso académico na então nova Escola E.B. 2.3 Frei Bartolomeu dos Mártires, acabadinha de inaugurar e ainda a cheirar a fresco. Fui frequentar o 7.º ano na Escola Secundária de Santa Maria Maior, estabelecimento que também me acolheu enquanto aluno e que igualmente me soube receber como docente. Do 7.º ao 12.º ano foi um ápice, assim como foi toda a minha formação Universitária.
Quanto ao ano em que nasci… Detesto fazer contas e esqueci-me da máquina calculadora. Foi algures pelo século XX. Já estamos no século XXI!!!
Tenho a certeza e reconheço a casa em que nasci, embora lhe tenham feito um tratamento estético, contudo, quanto ao lugar, embora a casa lá esteja, mas agora numa travessa, fico em dúvida se a minha progenitora teve a delicadeza de me fazer ver a luz do dia no lugar do Calvário ou no Alto da Portela, já que no matriz predial das Finanças situam a humilde casa no lugar do Calvário, mas no Registo Predial no citado Alto da Portela. Contudo tenho a certeza:nasci na Meadela “Tu mandavas ladrilhar/Essa Viana tão Bela/e eu por ti entapetava/Nossa linda Meadela”.

<.. |