Equipa filolológica foto

 

Maria Primavera Alves Gomes da Costa

 

No dia 23 de Maio de 1957, nascia,  pelas 15:30 horas de um dia primaveril, um ser humano do sexo feminino que, em homenagem à época do ano e ao dia solarengo, se  veio a chamar Primavera.. Maria,  antes e também , como convinha a uma boa darquense.

Desde que tomei consciência de mim, que me lembro de me chamarem Verinha, penso que por influência da madrinha de baptismo...
Nasci na aldeia de Darque, na margem esquerda do Lima, honrosa terra da cebola. Quarta filha de um filho de S: Jorge, do Concelho dos Arcos de Valdevez (Joaquim da Silva Alves) e de uma filha de Darque (Maria Celeste Soares Moreira), passei a usar o nome  de Maria Primavera Moreira Alves.

Foi na casa dos meus avós maternos, no Largo da Fontinha, e sob o cuidado da minha avó, parteira improvisada, e de algumas “curiosas”, que vi a luz do dia.

Frequentei, por imperativos morais e religiosos, o Colégio de S. José, no Largo de S. Domingos, em Viana, durante 11 anos. Para concluir o 5º ano do transitei para o Colégio do Minho de onde saí exactamente no ano da revolução de 74. Esperava-me o 6º e 7º anos no Liceu de Viana, no meio de uma grande confusão social, política e legislativa. Concluí, apesar dos piquetes, das greves e afins e mandaram-me para a Secundária de Monserrate agarrar o Serviço Cívico...

Ingressei na Faculdade de Letras do Porto onde me licenciei em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Françês) no ano de 1980. O casamento aconteceu com um vianense, nesse mesmo ano.

O Liceu de Viana que me tinha visto partir, recebeu-me de braços abertos, como professora provisória do 8º grupo B, no ano lectivo de 80/81.

Começa assim a minha actividade profissional na cidade que me viu nascer e que, felizmente, só precisei de abandonar pelo período de dois anos.

No biénio 83/85 leccionei na Escola Secundária de Monserrate como professora provisória em contratação plurianual ( palavrões que cairam em desuso).

Voltei a Santa Maria Maior para, durante dois anos, e grávida pela 1ª vez ,fazer a minha Profissionalização em Exercício em 83/85.

Concuído o estágio, e já mãe da Marta, afastei-me dolorosamente de Viana e dos meus para efectivar na Escola Secundária de Mondim de Basto, em Terras de Bouro. A escola, a região e sobretudo as pessoas continuam, ainda hoje, a fazer parte do meu espólio afectivo. Já com alguma mágoa, mas passageira claro, voltei a Viana para efectivar na Escola Secundária  de Vila Nova de Cerveira . Eram as condições ideais para mandar vir o segundo filho...e nasceu a Anita.

Desde 1987 e até à data, fui-me completando como professora  do Quadro de Nomeação Definitiva na Escola Secundária de Monserrate.

Mãe de três filhos e com 49 anos de idade, se certezas tenho é a de que escolhi a profissão certa. O que fiz e faço nos entretantos da minha actividade profissional tem-me completado como ser humano.

<.. |