Equipa filolológica Foto

 

Elisa Carla Pereira Oliveira

 

Decorria o ano de 71, quando resolvi vir ao mundo, em terras gaulesas, lá bem no Norte. Volvidos alguns anos, não muitos, os meus pais trouxeram-me para aqui, mais precisamente para a Meadela, onde fui criada.

Depois percorri os costumeiros caminhos: fui para São Domingos para o infantário, pois na Meadela rural daquela época ainda não havia infantário; fiz a primária na velhinha Escola Primária da Meadela, ali mesmo em frente à Igreja Paroquial, hoje, já remodelada e de cara lavada, Junta de Freguesia. Prossegui estudos na Frei Bartolomeu dos Mártires, novinha em folha e a estrear. Aí fiz o ciclo preparatório… hoje o segundo ciclo.

Terminado o segundo ciclo, mudei-me ali para o lado. Para o antigo Liceu de Viana do Castelo, no qual permaneci até terminar o secundário. Mais uma etapa cumprida e era altura para outra renovação. Agora partia rumo a Braga, para a Faculdade de Filosofia, onde me licenciei em Humanidades, já no ano de 96. E fiz-me professora por vocação.

Depois de 1996, comecei a percorrer o país, quase de lés a lés, a desempenhar a tarefa para a qual estava habilitada. Comecei logo pelo tórrido Alentejo – Portalegre – onde conheci pessoas fabulosas que guardo na minha caixa de recordações. Era altura de um salto, agora para Trás-os-Montes, mais precisamente Vila Flor, onde fiz amigos que ficaram no coração para sempre.

Em 1999, momento de nova viragem, estabelecia-me no distrito de Viana do Castelo, percorrendo várias escolas e vários concelhos: passei pela EB 2, 3 de Caminha, pela Dr. Pedro Barbosa, pela EB 2,3 de Valença, passando, no ano seguinte, bem mais para a raia minhota, para Tangil, um meio tão pequeno e agrário, cheio de gente tão acolhedora e simpática.

O ano de 2003 marcou mais um momento de mudança e aventura: leccionar em Aver-o-Mar, muito perto da Póvoa de Varzim. Hoje cumpro a minha função, na EB 2,3 de Paranhos, no Porto, ao quadro da qual pertenço e onde lecciono há dois anos.

Contudo, depois do rodopio diário, volto à Meadela, que só não me viu nascer.

<.. |