Equipa filolológica  

 

Conceição do Sameiro Rabaçal Fernandes

 

Filha de um minhoto e de uma transmontana, nasci no dia 8 de Dezembro de 1968 (por isso Conceição), em Braga (por isso Sameiro), local onde vivi a minha primeira infância, cuja minha única memória é ter caído num tanque de lavar a roupa, de onde, como Aquiles, fui retirada por um calcanhar (será um presságio?)!
De seguida, rumei com restante família para o Funchal (pelo menos a acreditar no que dizem, pois de lá também não recordo absolutamente nada) onde ganhei um belo sotaque madeirense...
A escola primária já a frequentei em Viana do Castelo – Escola do Carmo - , após o meu pai, funcionário público, ter finalmente conseguido uma colocação relativamente perto da sua terra (há coisas que nunca mudam).
Depois, passagem pelo antigo Ciclo Preparatório Frei Bartolomeu dos Mártires... pelo Liceu... pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo! Ao longo deste percurso, muitas aprendizagens, mas o verdadeiro gosto por ser professora só no primeiro ano de serviço em Ovar! E do fresco litoral, com carnaval e pão-de-ló... Boticas com o vinho dos mortos, o licor de tangerina, a carne barrosã!
Regresso a Viana para leccionar na Carteado Mena – Darque, na ESEVC para trabalhar na formação de professores, e actualmente no Monte da Ola. Pelo caminho a realização do Mestrado em Educação, especialidade em Supervisão Pedagógica em Ensino de Português, a dinamização de acções de formação de professores, a participação em conferências, a publicação de artigos... e, claro, a actualização de conhecimentos, frequentando acções de formação, envolvendo-me em projectos... Parar é morrer!
Notas soltas:

  1. Apesar de ser Rabaçal, a minha família não está ligada ao queijo (o que é pena!).
  2. Com raízes no Minho e em Trás-os-Montes, o meu sonho é ir viver num monte... no Alentejo.

<.. |