Equipa filolológica foto

 

Carla Maria Gonçalves Bezerra Martins Gandra

 

Nome:

Carla Maria Gonçalves Bezerra Martins Gandra

Naturalidade:

Nogueira, Viana do Castelo

Estado Civil:

Solteira

Data de Nascimento:

11 de Junho de 1969

Profissão:

Professora do 2º ciclo do Ensino Básico, variante de Português/ Inglês (actualmente a exercer na Escola EBI de Castelo do Neiva) desde 1 de Setembro de 1991

Cor preferida

Amarelo

 

 

 

 

E com isto… parece estar tudo dito sobre mim, pelo menos o essencial!

No espaço de tempo que passou desde que optei por não nascer no Dia de Portugal, até a este momento em que… achei este projecto muito interessante, alguns pequenos projectos e aventuras foram marcando o ritmo da minha vida… e que ritmada ela tem sido!
Por volta dos 3 anos,.. rumo a Angola com os meus pais! Não sei confirmar se as imagens dos quase quatro anos vividos neste país correspondem as minhas lembranças mais remotas ou se confundem com as fotografias tantas vezes vistas em família. Sei que os sons, imagens e acções das últimas semanas lá vividas foram demasiado reais e marcantes!
Escola Primária em Nogueira, com a professora Estrela, a guiar o meu caminho na escrita, leitura e contas, depois o ciclo na Preparatória Frei Bartolomeu dos Mártires, quando ainda era em frente ao Jardim D. Fernando e logo de seguida a Secundária de Monserrate,… muitas descobertas e aprendizagens e decisões,… pois havia que escolher a Profissão!! Sem perceber bem como acabei por escolher “professora” e porque os Politécnicos estavam a tomar forma, optei pela Escola Superior de Educação de Viana, … as existências como profissional da educação fazem me acreditar que foi a melhor opção! Gosto do que faço, das ocupações diversificadas em que me envolvo, certamente acabam por corresponder as vivências que na formação inicial me foram proporcionadas.
Esposende, Montalegre, Lanheses e, agora, Castelo do Neiva!, espaços de trabalho, muitos colegas e amigos que foram enriquecendo a minha forma ver o mundo e viver a ESCOLA.
E… agora? Falta algo?
Claro que sim!
O lema Carpe Diem,… aliada à ideia de que “dormir é uma perca de tempo” deixam me poucos momentos de pausas, …acabei por me envolver em cursos, com mais ou menos créditos e… principalmente, sem créditos!
Em Linhares da Beira o curso de Parapente,… que apesar de não ter passado a usar o parapente como meio de transporte… aprendi a voar!... tinha por hábito voar no pensamento,… A liberdade,… a Adrenalina de Voar, de efectivamente voar nunca mais se esquece!
Em Viana do Castelo, curso de iniciação a serigrafia, …. Mais tarde um outro de descoberta da pintura! Experiências interessantes, … mas que se provou não haver nenhuma versão de Dali ou Matisse escondida!
[Agora,…. penso ligar-me ao Mar … as ondas geladas do Cabedelo que me esperem!]
Em Braga, na Universidade do Minho, uma pós-graduação logo seguida de mestrado em Educação, na Área da Educação – Desenvolvimento Curricular … muito trabalho, … muita aprendizagem e partilha de ideias com algumas das pessoas que pensam a escola e as histórias das escolas. Muito importante esta época!
Agora sim,… está tudo dito!
Ou quase tudo… !
Como consequência de nunca conseguir dizer “Não”, acabei por estar envolvida em várias iniciativas da formação de professores, que em alguns casos foi dinamizada por terras de Alto Minho… e Terras do Barroso.
Porém não poderia terminar sem falar das duas experiências ligadas a formação contínua de Professores que em regime de voluntariado em permitiram viver experiências únicas como formadora e mulher… Novamente a Africa! Falo das minhas idas: a Guiné – Bissau, no âmbito do Projecto de Formação de Professores na Guiné-Bissau (Cacheu), da responsabilidade da Plataforma de Cooperação de Viana do Castelo com a Guiné-Bissau; e, a Angola como a técnica que representou a ESE na Visita de Acompanhamento aos técnicos do PAEBA (Projecto de Apoio a Educação Básica em Angola (Malange, Lubango, Huambo).
Situações que certamente nunca mais as esqueço, não pelo seu sabor a aventura tão do meu gosto, mas pela forma como passei a ver a nossa escola e os nossos alunos… neste universo europeu em que tudo parece ser tão fácil e tão pouco esforçado.

Estórias de Vida,… a estória da minha vida … quase nada!! Face ao que eu desejo ainda viver, experimentar, ler ou conhecer….. !


<.. |