Equipa filolológica foto

 

Maria Amália Lopes Reis de Amaral

 

Corria o ano de 1949. O Verão tinha acabado de chegar, quando, naquela manhã, a minha mãe recebeu indicações de que eu me preparava para chegar. O dia estava naturalmente quente, como de resto se espera de um glorioso dia de Junho. Mas eu não me apressei. E só ao entardecer, desse dia 22, pelas 20h, na velha casa da Rua da Bandeira, perto da igreja das Carmelitas, finalmente, surgi.

Cresci em correrias com os miúdos da minha zona pelos terrenos baldios que então envolviam o Liceu. Depois, a escola primária apanhou-me de surpresa!

O tempo passou... O Liceu foi o meu passo seguinte e, de seguida, a Faculdade de Letras – primeiro, Coimbra; de seguida, o Porto.

Voltei. E o Liceu, ali tão perto, acolheu-me num abraço que dura até hoje. Tinha comigo uma Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses.

O Liceu e o meu Curso fundiram-se em universo de referência. Aqui me ancorei, já lá vão quase trinta e quatro anos. A minha vida profissional, exceptuado o primeiro ano, 1972/73, decorrido na Escola Preparatória Pêro Vaz de Caminha, no Porto, tem decorrido toda ali. Alunos, Aulas, Projectos, Funções têm sido o sal e o fermento que dá gosto à minha vida e me faz crescer.

<.. |