Lopes - Uma Família de Artistas em Portugal e na Galiza

de: António Matos REIS

   
           
     
Excertos

CONCLUSÃO


"Esta síntese é o resultado de um trabalho de pesquisa iniciado há doze anos, diversas vezes interrompido, por longos períodos, e depois retomado. Corresponde a um esforço de identificação segura das obras executadas por uma singular dinastia de mestres canteiros do noroeste peninsular, no século XVI e início do século XVII. Utilizaram-se elementos colhidos directamente em arquivo ou hauridos em obras baseadas em explícitas e incontroversas informações documentais.


Pode agora iniciar-se a análise dos processos de organização do espaço e do vocabulário ornamental deste núcleo de obras provinciais e de outras afins, assim como da evolução de tais linguagens estéticas. Este trabalho não se apresenta, pois, como ponto de chegada de um caminho, para além do qual não fossem viáveis ulteriores percursos, mas pretende ser um humilde ponto de partida para estudos mais eruditos e profundos.


É suficiente, porém, para aferir do insubstituível papel que no panorama da arte peninsular, e, em especial, da arte portuguesa, cabe a uma família de obreiros que se mantém activa, e em primeiro plano, por mais de uma geração. os Lopes fizeram carreira, em geral percorrendo todos os degraus da hierarquia profissional: aprendizes, ajudantes, oficiais, mestres, e, nesta qualidade tanto forneciam o risco como executavam, de modo que é legítimo dizer que, mais do que ninguém, conheciam até ao âmago a sua arte e desta não ignoravam nenhum dos segredos.


Na sua formação contactaram com os artistas mais evoluídos da época, desde a matriz de Caminha ao convento de Avé-Maria, desde os Jerónimos, passando por Coimbra, à serra do Pilar e a Santiago de Compostela. Observa-se que estão atentos às modificações do gosto que se vão operando, assimilando aquelas que a sua formação e experiência ajudavam a considerar positivas. Parece que estiveram de um modo especial atentos à obra dos mestres italianos ou de formação italiana que actuaram em Portugal no mesmo período. A insufismável preocupação de rigor luminoso e de harmoniosa sobriedade correspondiam, aliás, à própria matéria que lhes era dado trabalhar e que sem dúvida contribuiu para dar um carácter próprio e inconfundível à obra dos canteiros do noroeste peninsular da era de quinhentos: o granito, matéria algo ingrata porque dura de laborar e não compatível com grandes minúcias ou delicadezas, mas por outro lado dotada de uma robustez, uma energia e uma austeridade bem aptas à realização de obras másculas e perenes.


Não será possível entender a serenidade dos claustros conventuais da região, nem a sóbria arquitectura de bom número de templos e a ática beleza de muitos solares nobre disseminados pelo mundo rural, nos séculos XVII e XVIII, sem a tradição dos grandes mestres canteiros, num contexto onde as tardias irrupções do barroco e do rocaille, constituindo uma excepção, apenas realçam, pelo contraste, o alto nível da tradição clássica, na mesma tentativa de responder com energia aos desafios da matéria plástica utilizada, o granito. E não obstante é ainda da mesma rocha que se tornearam e rendilharam esses empolgantes e delicados poemas de granito que cedem movimento e serena alegria aos claustros dos mosteiros e às mais garbosas praças das povoações principais, com a sua marca ornamental, e com a música e frescura da água límpida a jorrar de taça em taça: os chafarizes."


 

 
 
     
Voltar