Castelos do Alto Minho

de: António Matos REIS

   
           
     
Excertos
2- Viana do Castelo – Castelo de Santiago da Barra

O castelo de Santiago da Barra é formado por construções de três épocas:
- Torre rectangular, chamada Torre da roqueira, construída no reinado de D. Manuel I;
- Castelo construído de 1568 a 1572 e de que se mantiveram em parte os muros, inseridos no baluarte a sudoeste e na cortina sul da nova fortaleza.
- Fortaleza construída de 1588 a 1593, segundo o projecto de Filippo Terzi.
Ao castelo de Santiago da Barra se deve o nome actual da cidade de Viana do Castelo, que foi dado À povoação por D. Maria II, quando esta elevou aquela À categoria de cidade, em 20 de Janeiro de 1848.
Após a saída do Batalhão de Caçadores 9, encontra-se num estado de grande abandono, embora haja entidades (Comissão Regional de Turismo e Misericórdia) que pretendem utilizar os edifícios existentes no interior da fortaleza.
De relevante interesse para a história militar e para a história de cidade de Viana do Castelo, foi classificado como monumento de interesse nacional pelo Decreto nº 47508 de 24-1-1967.

17- Torre de Lapela – Lapela, concelho de Monção

A torre de Lapela foi construída nos reinados de D. Pedro I e D. Fernando, junto ao rio Minho, sobre um rochedo, na freguesia de Lapela, concelho de Monção. Os muros do castelo circundante, construídos no tempo de D. João I e de D. Afonso V, foram demolidos em 1685 para fornecer pedra para a nova fortaleza de Monção.
Foi restaurada pela D.G.E.M.N., tendo sido classificada como monumento de interesse nacional por Decreto de 16-6-1910. Está confiada à vigilância da Guarda Fiscal.

Fortificações de que apenas há vestígios

Castelo do Neiva: situava-se na freguesia do mesmo nome, no concelho de Viana do Castelo. Erguido sobre as ruínas de um velho castro, dele partiu Egas Moniz, em 1128, para defender em Guimarães a causa da independência à volta de D. Afonso Henriques. Caiu em progressivo abandono, após a sua conquista por Nuno Álvares Pereira, em 1385, não restando dele mais que alguns vestígios, designadamente os chanfros dos muros. O “Monte do Castelo do Neiva” foi classificado como monumento de interesse nacional pelos Decreto nº 23122 de 11-10-1933.

Castelo de Santo Estêvão: era a cabeça da terra medieval de Santo Estêvão e situava-se na freguesia de Facha, concelho de Ponte de Lima, mais precisamente no monte de S. Miguel do Castelo. Referido pelo “Liber Fidei”, em 1131, dele não se conhece mais que alguns montões de pedra.

Castelo de Albergaria: na cabeça do julgado medieval de Albergaria de Penela, erguia-se no monte do Castelo, freguesia de Anais, concelho de Ponte de Lima.

Castelo da Nóbrega: cabeça da homónima terra medieval, foi edificado em 1159, no picoto acima do lugar de Ventoselo, da freguesia de Sampriz, concelho de Ponte da Barca.

Castelo de Santa Cruz: cabeça primeira da terra de Valdevez, localizava-se na freguesia de Vilafronche, concelho de Arcos de Valdevez, mas, referido pela primeira vez num documento de 1059, já no tempo das Inquirições de 1256 tinha sido derrubado.

Castelo de Fraião: cabeça do julgado medieval de tal nome, assentava no monte da Furna, freguesia de Boivão, concelho de Valença.

Castelo de Pena da Rainha: cabeça do julgado de idêntico nome, existiu na Idade Média, na freguesia de Abedim, do actual concelho de Monção.
 
 
     
Voltar