Verdadeira História da Elevação de Viana à (A)

de: António Matos REIS

   
           
     
Excertos
"CARTA ENVIADA À RAINHA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE VIANA
Senhora
A Câmara Municipal de Vianna do Minho não ousaria apresentar-se perante o Throno a pedir huma Graça importante, se lhe não servisse escusa a Munificencia de Vossa Magestade.Os Habitantes de Viana, Senhora, desejão que o Título de Villa se mude no de Cidade.
Desde tempos antigos Antepassados de Vossa Magestade lhe dérão o de Notavel, com assento em Cortes, gosando os Moradores das prerrogativas de Infanções. Nos tempos modernos não tem deslusido seu lustre.
Depois da Invasão Francesa foi huma das primeiras terras que proclamou os Direitos do Augusto Avô de Vossa Magestade; e o impulso, que deo à Santa Causa da Independência, muito concorreo para seu bom exito.
em 1834 o Regimento de suas Milícias foi o único Corpo que completo com Estado Maior, e Bandeira, acclamou Vossa Magestade, indo com as Tropas fieis tomar a Praça de Valença, e restaurar a Província, merecendo ser conservado como Batalhão Nacional, e os elogios de Vossa Magestade, em Portaria do MInistério da Guerra de 14 de Abril de 1834.
No glorioso Mocvimento de 27 de Janeiro, com sincero, e indisivel enthusiasmo seus Cidadãos levantarão a Carta Constitucional, e se oferecerão a tomar as armas para sustentar os Direitos de Vossa Magestade, e a proclamada Constituição, e o Governo estabelecido.
por sua situação, extensão, bellos Edifícios publicos, e particulares, por seu porto, Castello, e importancia comercial, e pelos rendimentos que dá ao Estado, e riquesa de seus Habitantes não desmerece o Titulo, que pertende.
A Câmara Municipal, Senhora, fundada, primiero na Generosa Liberalidade de Vossa Magestade, e depois nas qualidades que revestem a Villa de Viana, e leaes sentimentos de seus Cidadãos
Implora a Graça de lhe
ser conferido o título de
= Cidade de Viana =
Viana em Camara 27 de Setembro de 1845
Francisco Manuel da Rocha Peixoto
Presid.e
João Loureiro Affonso
Fiscal
João Martins Vianna
Bento Joze da Cunha
Gaspar da Rocha Paes de Barros Cação
José Alz. Vianna
 
 
     
Voltar