Comenda de Santa Maria de Carreço

de: Lourenço ALVES

   
           
     
Prefácio
 

Quando em 1986, assumi o cargo de Presidente da Junta desta linda e risonha aldeia do litoral minhoto, coloquei no plano das minhas intenções, como principal prioridade, o fomento da cultura entre o povo que democraticamente me elegeu.


Deste modo, deveria programar uma série de acções, a concretizar no espaço de quatro anos, em ordem à prossecução desse objectivo tão útil e tão dignificante para o povo da minha terra.


E, se alguns obstáculos se têm levantado nalgumas áreas que eu sempre considerei prementes, como seja a construção de uma Escola C+S tão importante para a população do litoral altominhoto, outras realizações ou já se concretizaram, ou estão em vias de concretização. Refiro-me, essencialmente, à construção da Escola Infantil de Carreço e à construção da nova sede da Junta de Freguesia, a iniciar em 1989, em cujo projecto figura um salão para museu e biblioteca.


Entre as acções de defesa e preservação do património da freguesia, avultam a continuação de esforços que tenho levado a cabo em relação aos moinhos de Montedor, à reserva natural do Monte da Gandra, ao Forte de Paçô, etc.


Mas, a maior aventura, que já andava nos meus sonhos há muito tempo, era a publicação de uma Monografia de Carreço.


Depois de muito pensar e de muito conjecturar acerca da viabilidade desta obra, hoje tão importante para qualquer terra, contactei o Rev. Dr. Lourenço Alves, nosso ilustre Reitor, homem de largos créditos no campo da investigação histórica regional, propondo-lhe as minhas intenções. Ele, depois de algum tempo de reflexão, assegurou-me a possibilidade de tal intento.


E assim nasceu este belo trabalho monográfico que agora sai a lume.


Doravante, os carrecenses, que se prezam de o ser, e que não deixam extinguir-se na sua alma e no seu coração a chama do amor à sua terra, terão ao seu dispor um escrínio de verdades inéditas sobre os principais pontos da freguesia e, até, da região.


Mas é, sobretudo, aos jovens que esta mensagem se dirige. Eles que andam a estudar e que, naturalmente, instigados pelos seus professores, tentam dar os primeiros passos no campo da investigação local, terão aqui um repositório de conhecimentos e de informações que a maior parte dos seus companheiros de estudo não possuem.


Pois que todos saibam aproveitar este trabalho meritório do nosso Reitor e que nós de colaboração com a Comissão Fabriqueira gostosamente publicamos.


Ao seu autor, pela maneira tão aberta e tão simpática como acolheu a nossa iniciativa, dando-lhe imediatamente seguimento com toda a proficiência e sabedoria a que já nos habituou, os nossos parabéns e agradecimentos.


O PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA


Joaquim Viana da Rocha

Badanas
 
Na badana da capa é mencionado o autor da fotografia que ilustra a capa: João Roriz.
Contra capa
 

 

 
 
     
Voltar