Foral de Monção (O)

de: António Matos REIS

   
           
     
Prefácio
 

        "Monção deve a sua existência como município ao foral outorgado por D. AFonso III, cuja versão definitiva tem a data de 12 de MArço de 1261.
        Foral é o nome que se dá qaquele documento através do qual uma localidade adquiri a categoria de municíupio. esses documentos designavam-se inicialmente de diversos modos, mas a partir da terceira década do século XIV generalizou-se a designação de foral, que se tornou universal nos últimos decénios do século XV.
        Os municípios construíram, no seu conjunto, a forma mais adequada que os nossos monarcas encontraram para organizar o território, para o defender e para incrementar o seu desenvolvimento económico. Vem a propósito a afirmação de Alexandre Hjerculano, segundo o qual «O estudo do município, nas origens dele, nas suas modificações, na sua significação como elemento pol~itico, deve ter para a geração actual subido valor histórico, e muito mais o terá algum dia, quando a experiência tiver demonstrado a necessidade de restaurar esse esquecido mas indispensável elemento de toda a boa organização social». De facto, segundo outro insigne historiador «A história do povo é a história das instituições municipais.»"

Badanas
 
Contra capa
 

 

 
 
     
Voltar