Colecção de Azulejos do Museu Municipal de (A)

de: António Matos REIS

   
           
     
Prefácio
  "Os monges beneditinos terão sido os primeiros, na Europa, a adoptar a cerÂmica vidrada, em vez das composições feitas com pedras de várias cores, na pavimentação de capelas e de outros compartimentos - trazendo o «opus alexandrinum» de Constantinopla para Itália, na primeira metade do século XI. Para fazer esse tipo de pavimento - que, em Portugal, existiu, por exemplo, no mosteiro de Alcobaça - recortavam-se peças cerâmicas, em desenhos geométricos, com várias colorações, desde o creme claro, passando pelos avermelhados, até ao castanho escuro, conforme a composição das argilas (óxido de ferro), cobertas com vidrado e zarcão (óxido de chumbo).
A partir do século XII divulga-se gradualmente a técnica da esmaltagem da cerâmica que, iniciada na China, chegou até nós pela via do Médio Oriente e do norte de África. Da aplicação de esmalte sobre placas de argila com formas regulares nasceu o azulejo. O vidrado distingue-se da esmaltagem porque o primeiro, como a expressão dá a entender, consiste numa camada translúcida e transparente aplicada sobre a argila, colorida ou não, enquanto a segunda é por natureza opaca e branca ou de outra cor e dotada de brilho natural.
os azulejos propriamente ditos, isto é, os ladrilhos de cerâmica com revestimento esmaltado, remontam aos finais doséculo XIII, e começaram a produzir-se na parte sul da Península Ibérica, então sob o domínio muçulmano.
Embora estes ladrilhos inicialmente se aplicassem nos pavimentos, como foi referido e se documenta ainda nalguns locais e certas pinturas do séc. XVI testemunham, cedo passaram a adoptar-se predominantemente como revestimento de paredes."
Badanas
 
Contra capa
 

 

 
 
     
Voltar