Colectânea de contos da região do Vale do Lima, baseados, segundo o autor, uns em factos mais ou menos reais, outros na fantasia popular e ainda outros na fantasia do autor.
Têm em comum o facto de se passarem no Vale do Lima e terem como personagens as gentes do meio e da época, permitindo assim ter uma visão deste espaço num determinado tempo.
O ti Celestino Corticeiro-" O ti Celestino era um bom homem.
Vinha do outro lado do rio, andando e coxeando, sempre de saca pendurada no ombro esquerdo,ora para guardar a ferramenta do trabalho, ora para albergar as esmolas recebidas.(...)
Era senhor de um repertório de histórias, bonitas e interessantes, que contava nas tabernas, onde todos os frequentadores lhe ofereciam um copo."
Chá azedo- " O Senhor Robinson era inglês. Oriundo duma das famílias mais aristocráticas de Inglaterra, o Senhor Robinson era oficial da R.A.F. e foi nessa qualidade que, uma vez, em tempo de férias, pilotando um bimotor, sobrevoou o vale do Lima.
Nessa ocasião avistou o magnífico Solar da Alegria. Sendo senhor duma enorme fortuna, vê-lo e desejá-lo, foi um passo bem pequeno."
Os Sermões do Padre Pedro-"-Sabe para que o mandei vir aqui?
-Não senhor!...Não faço a menor ideia!...respondeu, com sinceridade, o Padre Pedro.
-É que constou-me que o senhor padre pregou um sermão, por um carro de estrume!...acusa o prelado, com certa ironia. E a jeito de comentário...
-Não lhe parece que é vender a palavra do Senhor muito barata?...
O padre Pedro ficou perplexo e muito atarantado.(...)
-Ah!...meu caro senhor; se V. Ex.ª Rev.ª o ouvisse...nem tanto dava!..."
"(...)Fruto da tradição religiosa e histórica do povo, toda esta região está cheia de «estória», de contos de fadas e de lendas enrodilhadas, umas vezes, nas teias dos vivos, outras vezes nas dos mortos.
De tal forma que, apesar de já ter procedido a duas publicações de contos regionais, ainda consegui arranjar material para mais este livro:-«Contos do Vale do Lima».
Biografia do autor
Citações de referências ao autor de várias personalidades.