A obra apresenta na capa o título Etnologia e na folha de rosto Etnografia do Alto Minho. É, na opinião do Autor, "um subsídio para o estudo das Artes Populares, Trajes e Folclore no Alto Minho".
António Paço reuniu, de forma organizada, os aspectos mais significativos da cultura da região e divulga-os, promovendo a sua valorização.
Os belos e riquíssimos trajes regionais das diferentes freguesias são apresentados na sua evolução, descritos na sua constituição e na forma como são executados. Naturalmente, os ranchos folclóricos ocupam lugar de destaque, com referência à sua origem e aos aspectos que melhor os caracterizam.
As actividades artesanais, das diferentes freguesias são dadas a conhecer, quer pelo depoimento dos próprios artesãos, quer pelas informações que o Autor foi recolhendo na sua investigação.
A Introdução, da responsabilidade do Autor, refere - " Justificamos o presente trabalho com um subsídio para o estudo das Artes Populares, Trajes e Folclore no Alto Minho.
Entendendo-as como um factor de promoção das nossas populações, julgamos oportuno trazer à luz da publicidade alguns dos seus aspectos mais importantes, na expectativa de que possam aproveitar à própria região. Sente-se, na verdade, a necessidade premente de serem encarados estes problemas. Quão espoliadas têm sido as nossas terras dos padrões artisticamente executados por artesãos de vocação.
Temos a mão-de-obra e a sensibilidade para operar prodígios, mas não temos a organização que complemente e incentive o pendor artístico aqui existente.
Sentir-nos-emos felizes se de algum modo estas linhas concorrerem para consciencializar os responsáveis do Alto Minho sobre um sector mal aproveitado."
VIANA-RAINHA
Chamam a Viana "Princesa do Lima"Mas...sinceramenteOs seus dotes são tão grandesQue bem justificariamUm ponto mais acimaSim, sim, Rainha.
Rainha já ela éRainha Paisagística de PortugalPorém, por modéstia, Princesa se quedaAureolada pela montanha douradaOlhando a veiga, o marO rio e a serra.
Cidade velhinha com vetusta praçaMimosa e marinheira parcelaPrivilégio da Divina GraçaViana, cidade-espectáculo, mundo de luzes e sombras.
Embevecida e contemplativaAcorda, toma consciência do que ésRainha prendada, altivaCom Portugal a teus pés.