Ernesto SARDINHA  
 

 

    «ERNESTO SARDINHA, de seu nome completo Ernesto Firmino Trindade Sardinha, nasceu em Lisboa (freguesia de Santa Cruz do Castelo) a 5 de Maio de 1888. Após o Ensino Primário feito em Lisboa, frequentou o Liceu de Évora, vindo mais tarde (o seu pai, oficial do exército, estava sujeito a estas andanças) para o Liceu de Viana do Castelo, onde concluiu o sexto ano, tendo o sétimo sido feito no Sá de Miranda de Braga, visto ao tempo não o haver aqui.


    Sucessivamente fez os preparatórios militares na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, de onde ingressou na Escola Militar. Concluído aqui o curso, e por força da 1.ª Grande Guerra, integrado na Brigada do Minho seguiu para a Flandres, onde combateu como oficial.Regressado a Viana, a sua querida Viana, terra escolhida como sua por opção, aqui viveu até ao seu falecimento, em 14 de Setembro de 1950.»


    Em 1922, em edição da revista Lusa de Cláudio Basto e Pedro Vitorino, Ernesto Sardinha publicou as suas primeiras poesias, já divulgadas em jornais vianenses (Aurora do Lima, O Povo, Folha de Viana).


    Para além de tenente-coronel do exército, foi jornalista, poeta, escritor com diversos livros publicados, tendo também realizado conferências e palestras. Foi colaborador e director do jornal Aurora do Lima, cargo que desempenhava à altura da sua morte.


Nota: Biografia elaborada pelo filho do autor, complementada com dados recolhidos na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira