José Leones LIMA  
 

 

José Leones Lima nasceu a vinte e sete de Fevereiro de 1955, na freguesia de Moreira do Lima, no concelho de Ponte de Lima, a vila mais linda e antiga de Portugal, em terras do verde e alto Minho.


Aos catorze anos, por vontade própria, abandonou o bem-estar do seio da família e radicou-se em Matosinhos, começando a trabalhar na Refinaria de Petróleo de Leça da Palmeira, como ajudante de escritório.


Com dezassete anos rumou para a linda cidade de Setúbal, banhada pelas águas do rio Sado e desempenhou as funções de projectista no Cine Teatro Luísa Tody, trabalhando ao mesmo tempo para a Torralta na península de Tróia como maquinista. Nesta cidade começou de novo a estudar, em horário nocturno, para completar os estudos secundários no Externato Luísa Tody.


Em 1977, com vinte e dois anos, levado por uma curiosidade e necessidade interior, aceitou um contrato de trabalho na América Latina, podendo assim concretizar o sonho antigo de visitar e conhecer a Amazónia.


Em 1981, na Venezuela, casa com umas senhora venezuelana de quem tem um filho e nesse mesmo ano acaba o ensino secundário no Liceu nocturno Francisco de Miranda. Quatro anos depois, finaliza os estudos de Técnico Superior de Electrónica com o título de Bacharelato em Electrónica no IUT (Instituto Universitário Tecnológico), licenciando-se e acabando os seus estudos em 1988 na Universidade Simon Bolívar como Engenheiro em Electrónica.


Ainda na América Latina e durante os seus estudos, trabalhou como Técnico de Ascensores, Chefe de Departamento Eléctrico e Director Técnico.


Entre 1983 e 1988 viajou várias vezes aos Estados Unidos, fazendo alguns cursos profissionais na Company Armor Elevators, na cidade de Miami.


Regressou a Portugal em 1990, radicando-se na cidade de Coimbra e desempenhando o cargo de Chefe de Departamento para a empresa Efacentro Elevadores, uma empresa do grupo Efacec Elevadores


Em 1995 começa a viajar para África, fazendo alguns negócios no seu ramo profissional e em 1997, durante uma dessas viagens e em Angola, sofre um acidente profissional que o deixa paraplégico com 80% de incapacidade.


A partir desta data, o tempo dos sonhos risonhos passou para José Leones Lima.


Cria a Electroleones em 1998 e no ano seguinte ganha o prémio de Mérito a nível nacional, entregue pelo Ministro do Trabalho em função na altura.


Divorcia-se em 2003 e começa a viver sozinho, no bairro do Jardim em Viana do Castelo.


Em 2006 muda-se para a freguesia de Monserrate na mesma cidade, onde vive solitariamente, começando a escrever, neste ambiente, o livro Culpado me Confesso, obra autobiográfica, levemente ficcionada, que é lançada nesta cidade em 17 de Junho de 2006.


À data encontra-se a escrever um romance que será editado e lançado no final do ano em curso.