Maria Alberta GOMES  
 

 

Maria Alberta Campos Fonseca dos Prazeres Gomes, natural da freguesia e concelho de Póvoa de Varzim, nascida na Praça do Almada, nº 32, 1º andar, em 12-3-31, diplomada pela Escola do Magistério Primário do Porto em 1950, licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1979, especializando-se em História de ARte. Desde muito nova lançou-se no campo da Investigação Científica.


Nascida numa família economicamente remediada, foi graças ao muito esforço de seu Pai que conseguiu iniciar os seus estudos. Primeiro frequentou o Colégio de Doroteias do Sagrado Coração de Jesus da Póvoa de Varzim, depois o Liceu de Eça de Queiroz seguido da Escola do Magistério Primário do Porto.


Paralelamente cursou Música, solfejo, composição e piano, sob a direcção artística de seu Pai, o compositor poveiro, Professor Alberto António Gomes. Após o falecimento deste distinto Maestro, abandonou completamente o piano, dedicando-se exclusivamente à investigação. Especializou-se em História de Arte na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.


Tendo iniciado a carreira docente ainda muito jovem e num período de crise, foram muitas as dificuldades que procurou ultrapassar, o que connseguiu pelo esforço, persistência e muito amor à arte de aprender e ensinar.


Aos 15 anos de idade iniciou a leccionação particular. Deste modo encontrou em si a vocação de investigar. Procurou traçar os seus objectivos, criou a sua própria metodologia e mais tarde continuou a sua aprendizagem na Universidade do Porto e na "Escola da Vida", viajando por todo o mundo, investigando, analisando, confrontando, criticando.


Leccionou como professora do Ensino Primário Oficial nos distritos do Porto e de Viana do Castelo, como Coordenadora de Metodologia na Escola do Magistério Primário de Viana do Castelo e como professora de História, de Antropologia e de História de Arte do Ensino Secundário , tendo atingido o 10º escalão na Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo.


Presentemente aposentada dedica-se à Investigação Científica.


Iniciou a sua actividade literária como ensaísta.


Possuidora de infindável número de ensaios históricos ligados à História da Arte, à Sociologia, à Antropologia,  especialmente biografias de Homens do Mar, de Viagens de Longo Curso Ilhavenses.


Hoje analista crítica, atenta e pertinente, de figuras de vulto na cultura poveira, sua terra natal, mantendo a sua postura vertical em juízos de valor que sempre a caracterizaram, quer como analista crítica do Prof. Dr. António de Oliveira Salazar, quer como de seu próprio Pai, Prof. Dr. Alberto António Gomes.


Desde os primórdios da sua educação literária, desde os bancos do Liceu Eça de Queirós da Póvoa de Varzim, manifestou uma tendência poética contínua, possuindo o seu "Lusíadas", hoje desaparecido, algures em qualquer sítio.


Poder-se-á dizer que com a morte de seu marido voltou a surgir a sua versificação ritmada, expressão poética amadurecida pela experiência, cujo carisma traduz espontaneidade, interiorização e alto poder crítico.